Reparar o erro do Flash no Chrome

Reparar o erro do Flash no Chrome

2 de Outubro de 2013 às 17:33 por em Software
 

erro de flashExperimentei há dias este expediente e até agora tem resultado. Daí que o aconselhe a todos que ainda padecem deste mal.

Cedo deixei o Internet Explorer para trás, trocando-o por outros browsers.

Verdadeiramente nunca usei IE até porque nos primórdios da web, o Netspace era “o browser”.

O Firefox foi durante muitos anos o meu eleito, mas após alguma consolidação do Chrome, também o troquei pelo navegador da Google, pois passei a encontrar a mesma flexibilidade que encontrava no Firefox e de forma muito mais leve.

O problema que me começava a deixar impaciente e fez com que durante algum tempo voltasse ao Firefox, ou mesmo chegasse a usar com alguma regularidade o Opera, foi o conflito gerado pelo Flash, que volta e meia me impedia de ver vídeos e animações gerando erros só ultrapassáveis com uma reinicialização.

Felizmente, descobri a cura para a ausência de resposta que não raras vezes acometia o plugin do Flash para o Chrome e é isso que documento de seguida, para quem queira implementar “a cura” no caso de ter estes mesmos sintomas.

A razão parece estar na duplicidade de versões do Flash que poderemos ter instaladas.

Abra o Chrome e digite chrome://plugins/ na barra de endereço.

erro do flash: aceder aos plugins instalados

Esta é a forma de visualizar todos os plugins (pequenos programas) que estão instalados na sua versão do Chrome.

Em relação ao Adobe Flash Player (antes Shockwave Flash, e já agora, ainda antes, Macromedia Flash), repare se não terá duas versões instaladas.

O procedimento que lhe indico assenta nesse pressuposto. Se vê que apenas tem uma versão instalada, e ainda assim o Flash no Chrome não reage normalmente, então o seu problema é outro que não este, e este post não o ajudará.

Para visualizar informação mais completa e um resultado mais parecido com o que a imagem abaixo ilustra, clique em + detalhes sob o lado superior direito da página.

erro do flash: passo 1

Repare que em Adobe Flash Player aparecem dois grupos distintos – são as duas versões instaladas do plugin, uma interna ao próprio Chrome e a outra, uma versão do seu sistema.

Embora o que vê no seu Chrome possa não coincidir totalmente com o que lhe mostro na imagem, é fácil destrinçar entre as duas versões.

Consegue distinguir as duas versões perfeitamente, olhando para a localização da biblioteca (o ficheiro DLL). A versão interna do Chrome estará algures abrigada dentro de pastas como Google e Chrome.

A versão do sistema (e isto é para quem tem o sistema operativo da Microsoft) estará abaixo da pasta Windows.

Vamos então desativar o plugin interno do Chrome.

Basta clicar no texto Desativar que está associado à versão que identificou como correspondendo à versão interna do Flash. A imagem mostra como tudo ficará.

erro do flash: plugin desativado

Resta agora fechar o Chrome e nas próximas utilizações verificar se o remédio resultou.

Fiz isto há uns dias e não tive mais nenhuma falha, mas pelo que pesquisei, ainda assim, o erro pode voltar a ocorrer, embora com uma frequência bem menor.

Tags: , , , , , ,

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*