Chrome: versão beta do browser da Google disponível desde ontem

Chrome: versão beta do browser da Google disponível desde ontem

3 de Setembro de 2008 às 9:27 por em Software
 

Chrome: versão beta do browser da Google disponível desde ontemA Google planeia introduzir um browser para concorrer com a Microsoft, que ainda detém a liderança neste segmento, embora o seu Internet Explorer fique a anos luz do bem melhor Mozilla Firefox. Uma versão experimental do Chrome – assim foi apelidado o browser, pelo menos por enquanto – passou a estar disponível para download na própria página de pesquisa do Google.

Tal como acontece com o Firefox, a Google vai disponibilizar o código fonte do Chrome, o que significa que os programadores podem editar esse código e acrescentar as suas próprias melhorias, no que será logo à partida uma boa notícia, e um facto que poderá granjear simpatias entre a comunidade da blogosfera e do desenvolvimento web. Outra boa notícia prende-se com o anúncio de que o Chrome foi concebido para isolar as páginas de web que apresentam falhas, de forma a que o utilizador possa fechá-las sem ter de fechar todo o browser.

A Google e a Microsoft já competem no segmento das pesquisas online há muito tempo, e têm visto ultimamente a competição tornar-se ainda mais acérrima na captação dos utilizadores de que desejam utilizar programas de produtividade online através de um browser, para além do e-mail, calendários, processamento de texto e outros. Um browser próprio da Google poderá ajudar a gigante americana a fidelizar os utilizadores.

Estão (a Google) a proteger o flanco para garantirem que a Microsoft não consegue invadir o campo das buscas. É mais uma oportunidade de ‘branding’ para a Google.

Roger Kay, presidente da Endpoint Technologies Associates

Actualmente, o Internet Explorer da Microsoft detém cerca de 72% do mercado de web browsing, seguido do Firefox da Mozilla com 20% e do Safari da Apple (6,4%). Ainda há que contar com o browser Opera, muito bem recebido nalguns segmentos. (as percentagens resultam de estimativas da Net Applications).

Technorati : Firefox, IE, browser, chrome, google, opera

Tags: , , , , ,

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*