Pagamento Online: método flexível e seguro

No domínio do pagamento online, actualmente o PayPal é o método seguro e universal para pagamentos pela Internet. Em grande medida, a sua popularidade advém do facto de ser o método usado para comprar no eBay. Refira-se que a Paypal (a empresa) é mesmo propriedade do eBay.

Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.

O Paypal não é apenas o método a eleger para pagar compras e serviços pela Internet, se vier a vender os seus próprios produtos, este também é o método mais simples, seguro e aconselhável para o efeito.

O porquê de criar uma conta PayPal

Entre os portugueses ainda existe uma enorme apreensão quanto ao pagamento online. Existe algum receio em revelar na net o número do cartão de crédito. O Paypal contorna esse constrangimento parcial ou totalmente, conforme veremos de seguida.

O procedimento é o seguinte: o dinheiro é transferido para a sua conta Paypal através do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária. A partir desse momento, em vez de fazer as suas compras disponibilizando o n.º do seu cartão de crédito, usa simplesmente a conta Paypal para proceder aos pagamentos.

Desta feita, se optar por “carregar” a sua conta no Paypal através do cartão de crédito (existem outras possibilidades), apenas terá que revelar o cartão uma única vez, e a uma única entidade – o Paypal. Actualmente os grandes sites de compras são seguros, mas muitos portugueses ainda se debatem com uma desconfiança relativamente natural sobre um meio que não controlam por completo.

Mesmo que não padeça dessa insegurança o Paypal assegura-lhe uma maior flexibilidade nas transacções, nem que seja por não ter que memorizar o número do seu cartão, ou andar sempre a consultá-lo,

Melhor que transferências bancárias internacionais

Se tem familiares no estrangeiro a quem costuma enviar (ou de quem recebe) dinheiro, o Paypal também lhe interessa.

Pagará bem menos impostos e comissões nessas transferências internacionais, do que paga pelas transacções bancárias internacionais a partir da sua conta no banco. Consulte as taxas.

Conta Grátis

Criar uma conta PayPal é grátis, e se pretender experimentar o sistema, não tem sequer que disponibilizar o seu número do cartão de crédito.

Mesmo mais tarde, poderá nunca chegar a disponibilizar o seu cartão de crédito – não precisa sequer de ter um. Quando quiser começar a comprar ou até a vender, poderá através do MBnet associar a sua conta Paypal a um vulgar cartão de débito.

Paypal estende o MBnet ao estrangeiro

O MBnet é um serviço disponibilizado pelo sistema bancário português para a realização de compras na Internet de modo seguro sem disponibilizar sequer ao vendedor os dados do cartão de débito, a que o MBnet pode ser associado. O problema do MBnet é mesmo o de ser um sistema apenas português, logo não aceite directamente no estrangeiro. Com o Paypal pode na prática estender este sistema a todo o mundo.

Paypal com cartão de crédito

Se escolher associar um cartão de crédito à sua conta Paypal, e para efeitos de confirmação de identidade, ser-lhe-á debitado um valor de 1,5$ no seu cartão de crédito, durante o processo de registo. Este valor é-lhe creditado novamente de seguida.

Garantia e reembolso

O Paypal tem ainda uma outra grande vantagem. Quando fazemos uma compra através de Paypal, temos efectivamente a garantia que receberemos aquilo que compramos nas condições específicas em que o fizemos, caso contrário seremos reembolsados.

Quando fazemos um pagamento com o Paypal temos quarenta e cinco dias para procedermos a uma reclamação no caso de não recebermos o que adquirimos, ou no caso de aquilo que recebemos não corresponder ao que estava específicado aquando da compra. O processo de reclamar é feito através do site do Paypal e é bastante simples bastando-nos descrever o problema. No fim, o vendedor terá que provar que enviou a encomenda, que o comprador a recebeu, e que estava obedecia escrupolosamente às condições anunciadas na venda. Se assim não for, o dinheiro é devolvido ao comprador.

Veja o tutorial Como criar uma conta no Paypal.