Arte ASCII

Arte ASCII

2 de Maio de 2007 às 14:57 por em Internet
 

foto em ascii A imagem ao lado sou eu!!! Sou eu “criado” a partir de caracteres ASCII. Em dois minutos construí esta imagem a partir do site Asciiomatic. Preparei uma imagem minha de 60×50 pixels. Fiz o upload da mesma e obtive o resultado que vos mostro.

A chamada arte ASCII (American Standard Code for Information Interchange) diz respeito ao acrónimo informático criado em 1964 para definir uma possível atribuição de caracteres às 256 combinações possíveis de representar através de um byte (2^8), tornando assim possível que qualquer caracter, seja ele dígito, letra, sinal de pontuação, etc, possa ser univocamente representado – por exemplo, o computador associa a pressão na tecla “q” ao byte 01110001. Logo nessa altura começaram a surgir desenhos completos que empregam apenas os caracteres da tabela ASCII numa nova forma de arte. Esta técnica de criação é bastante utilizada e apreciada no meio da net.art, a arte criada para ser difundida pela Internet, existindo diversos sites dedicados a este método.

O Transconnection é um destes sites, onde o seu autor, Roman Minaev, um artista russo instalado na Alemanha difunde os seus trabalhos.
Minaev cria obras sofisticadas, frequentemente com bastante cor, até animadas e interactivas, baseando-se sempre na mesma estrutura: uma “tela” surpreendente onde se ordenam de modo hábil e organizado longas cadeias de caracteres.

Entre as criações expostas no seu site, conta-se uma galeria de retratos de personalidades famosas do século XX, como Elizabeth Taylor, Dalai-Lama, a Princesa Diana ou Marylin Monroe. Estes desenhos surgem devido a uma sobreposição de formas compostas de vários caracteres de cores diferentes.

Technorati : arte ascii, ascii, binário, ebcdic

Tags: , , ,

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*