Apenas universidades do Norte entre as melhores 400 do mundo

Apenas universidades do Norte entre as melhores 400 do mundo

4 de Outubro de 2013 às 18:37 por em Ensino
 

Uma é a Universidade da minha adorada cidade. A outra, é a Universidade que me conferiu os meus graus académicos. Se bem que isso já foi há uns anitos largos …

Vejo pelo “obelisco” que aparece na imagem que apresento da Universidade do Minho, e que fui buscar ao Expresso, que já começo a ser algo pré-histórico, pois o referido monumento ainda não estava lá, quando por lá andei em Gualtar.

melhores universidades do mundo

Pelos vistos, só Porto e Minho continuam a fazer parte do Times Higher Education World University Rankings 2013-2014, o prestigiado ranking da Thomson Reuters, e o único a nível realmente global.

A Universidade de Aveiro infelizmente saiu do índice, mas a Universidade do Porto e a Universidade do Minho mantêm-se entre as posições 351 e 400.

É a minha geografia que anda errada, ou mesmo neste país híper-centralista, estas três universidades – pelos vistos as mais bem sucedidas – estão relativamente longe do núcleo desse centralismo e implantadas na depauperada zona Norte do País?

Imaginem lá o que sucederia se os milhões dos fundos de coesão europeus, supostamente recebidos para ajudar à coesão europeia, e devidos ao Norte e às outras regiões  portuguesas ainda abaixo da média da União, não fossem desviados para Lisboa através do habilidoso estratagema designado de “efeito de dispersão”.

Tags: , ,

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*