Newseum – jornais do mundo

Newseum – jornais do mundo

7 de Junho de 2007 às 12:37 por em Comunicação, Internet
 

newseum O que me atraiu ao Newseum – o museu interactivo das notícias, foram as capas diárias dos jornais de todo o mundo. Mais tarde, e porque o site tem muito que nos entreter, fiquei a saber que o museu terá uma nova sede física, para além deste endereço na WWW, claro. Será na avenida Pennsylvania, em Washington, ocupando o último terreno disponível ao longo do percurso que o presidente americano percorre na parada de posse, entre a Casa Branca e a sede do Congresso. A inauguração está marcada para 15 de Outubro. Ainda há guindastes montados no topo da estrutura de vidro e aço, mas os operários já instalaram a peça principal da fachada – uma placa de mármore com 50 toneladas e 22 metros de altura na qual está inscrita a 1ª emenda da constituição dos Estados Unidos (que protege a liberdade de expressão).

A carrinha blindada que os repórteres da Time usaram nos Balcãs, ostentando marcas de tiros. O computador portátil usado por Daniel Pearl, o repórter do Washington Post assassinado no Paquistão em 2002, e o colete que Bob Woodruff, correspondente da ABC, vestia quando foi ferido em 2006 por uma bomba no Iraque, são alguns dos artefactos já instalados nos respectivos lugares, e que serão exibidos ao público.

Voltando ao objecto principal desde artigo – as capas dos jornais – asseguro-vos que guardei o link nos meus favoritos, pois gostei bastante na capacidade de ver as capas dos jornais interactivamente através de um mapa. Claro, que para o nosso país os jornais não são muitos (O JN é o nosso mui digno representante, o Público está dado como de Lisboa). Já agora nem para Espanha, França, e os demais países europeus. Mas já imagino o gozo que me vai dar percorrer neste site, a Europa de uma ponta a outra, no dia seguinte ao Porto voltar a ser campeão europeu, ou então quando se souber que Portugal teve o crescimento económico mais elevado da União Europeia

Technorati : JN, Público, capas de jornal, isag, jornais do mundo, media

Tags: , , , , ,

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*