Smart City Expo World Congress 2014

O Smart City Expo World Congress visa mostrar um conjunto de tecnologias para construir cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Credits

Smart Cities

Categorias

Smart Cities

Abriu hoje em Barcelona e decorre até ao final da próxima semana, o único evento global que reúne presidentes de municípios, instituições, académicos, centros de investigação, empresas e empresários, à volta da temática das cidades inteligentes.

Trata-se da quarta edição do Smart City Expo World Congress, que visa mostrar um conjunto acabado de tecnologias usadas para construir ambientes públicos mais eficientes e sustentáveis.

A abertura conta com 232 empresas presentes, mais de 50 presidentes de câmara da Ásia, África, Europa, América do Norte e do Sul, quarenta delegações de diferentes países, e a representação de pelo menos 400 cidades dos cinco continentes.

Destacados conferencistas irão abordar questões críticas para as cidades do futuro, bem como as tecnologias que lhes poderão conferir o desejado equilíbrio socioeconómico e ambiental, uma visão atualizada da IoT “Internet das coisas” que prioriza tudo o que se relaciona com os municípios.

Indra apresenta novidades

Mobilidade, Big Data e Realidade Aumentada são apenas algumas das novidades das propostas que a Indra irá apresentar no Smart City Expo World Congress de Barcelona.

«A multinacional de consultoria e tecnologia dará a conhecer no certame algumas das suas tecnologias mais inovadoras ao nível da gestão integrada e inteligente de transportes públicos, aplicação de Big Data, IoT (Internet of Things) e Realidade Aumentada em setores chave da economia como a indústria, energia e turismo.

Apresentará também as soluções próprias para promover a gestão sustentável de água ou a gestão integral de segurança.

O Smart City Expo World Congress conta com um espaço próprio na Smart Plaza, onde estará a Indra, que reproduz uma cidade, para que as empresas possam mostrar as suas tecnologias num cenário real. Oportunidade para conhecer as possibilidades da iSGI – a solução para ajudar as cidades a aplicar novas e criativas políticas de mobilidade baseadas na redução do congestionamento e promoção do transporte público. A integração desta ferramenta com os sistemas de controlo do tráfego urbano ajuda a melhorar a velocidade e gestão dos transportes públicos, assim como alcançar um evidente impacto positivo na mobilidade e segurança dos centros urbanos.

Nota também para o iSMOV, plataforma que a Indra desenvolveu para ajudar as cidades a criar políticas de intermodalidades e coordenar de forma única e eficaz os transportes públicos e privados, definindo um novo modelo de transporte urbano, eficiente e sustentável. Em exibição estará também uma consola de controlo do SAE (Sistema de apoio à Exploração) para autocarros urbanos como um dos diversos subsistemas em conformidade com o iSMOV.

Outro projeto a reter será as novas utilidades do SOFIA2, a solução de infraestrutura para o desenvolvimento de soluções Smart (Smart Cities, Smart Energy, Smart Health, Smart Retail, entre muitas outras) com capacidades empresariais como o desenvolvimento em Cloud e Big Data.

A empresa trabalha atualmente na integração da sua solução de Smart Tourism com o SOFIA2, com o objetivo de facilitar aos turistas o acesso a toda a informação gerada pela cidade em tempo real. Os visitantes vão poder aceder à versão na Cloud do SOFIA2 de forma a conhecer algumas das possibilidades que oferece enquanto cérebro da cidade, no âmbito do streaming de redes sociais, ou na visualização geográfica da informação disponível sobre trajetos de autocarros, temperatura, redes wi-fi, ou iluminação.

Por último, o grande potencial das tecnologias de Realidade Aumentada e modelagem 3D para as cidades e seus habitantes será também demonstrado pela Indra através das soluções disponíveis no seu stand.

Será apresentado um piloto com uma aplicação para empresas de Retail especializadas na comercialização de produtos mobiliários.

A ferramenta dispõe de funcionalidades de Realidade Aumentada e modelagem 3D visualmente apelativas, que serão mostradas através de óculos imersivos, que permitem otimizar a experiência do utilizador na seleção do produto.

Programa do evento