E-commerce e Compras eBay

O e-commerce e o eBayNo início deste século as receitas provenientes do e-commerce (comércio electrónico) ultrapassavam já um trilião de euros. A importância do e-commerce para a economia nunca foi tão óbvia. Estima-se que cerca de 40% dos utilizadores da Web compram online.
O e-commerce ajuda as empresas a responderem mais efectivamente e eficientemente às necessidades dos seus clientes, bem como a melhor endereçarem os fluxos internos com os fornecedores. O e-commerce alterou a maneira como os negócios são dirigidos actualmente.
Mas nem só as empresas enquanto vendedoras utilizam o comércio electrónico.
São já muitos os indivíduos que montaram os seus sites de comércio electrónico, ou então vendem os seus produtos tirando partido de grandes “centro comerciais”, sendo o maior e mais conhecido o ebay.

Compras eBay

O eBay é o site líder em vendas a nível mundial. Tendo sido pioneiro neste tipo de negócio, é o mais popular centro comercial da internet. Com um sem número de utilizadores registados – segundo informação no próprio site, o site é o site de compras por excelência. Os utilizadores activos ultrapassam os 83 milhões, constituindo mais de oito vezes a população de Portugal, o eBay conta com uma oferta muito diversificada, quer de produtos novos, quer de bens usados.

No eBay exercem a sua actividade pequenas empresas e indivíduos que gerem pequenos negócios a partir de casa. O eBay é também um modelo de negócio que permite a diversos lojistas escoarem os seus produtos através da exportação, cobrindo deste modo um mercado bem mais abrangente. O Ebay está presente em 37 países, nos quais se inclui o gigantesco mercado dos Estados Unidos da América.

Vantagens

No eBay podem-se fazer óptimas compras (já para não falar nas vendas), por preços bem mais baratos que os praticados em Portugal, e já incluindo as despesas de envio e até as eventuais (nem sempre se aplicam) taxas alfandegárias.

Para evitar pagar as referidas taxas alfandegárias, é uma questão de dar prioridade às compras a vendedores europeus, pois estas taxas não se aplicam de todo nestas circunstâncias.
Quando a oportunidade é tão boa que seja de comprar a um vendedor americano – porque o preço compensa grandemente, uma possibilidade de maximizar a probabilidade de não pagar taxas alfandegárias é solicitar o envio através da FedEx, DHL, UPS, ou uma qualquer outra transportadora. Nesse caso, claro está, terão que ser pagos custos de envio mais elevados.

Segurança das transacções

No comércio tradicional a fidelização dos clientes assenta numa base de confiança. Confiança no vendedor, confiança na qualidade dos produtos, confiança nos pagamentos, confiança nos serviços pós venda, etc.
No comércio electrónico, e concretamente no eBay, de que agora se fala, a confiança entre o vendedor e o comprador continua a ser um factor determinante.

Veja o tutorial Como criar uma conta no eBay.

Como criar uma conta no eBay

Se for criar uma conta no eBay, ou mesmo para comprar noutro qualquer site internacional, tem que conhecer o Paypal. Leia sobre este método de pagamento bem flexível e seguro, e espreite o tutorial sobre como criar uma conta Paypal gratuitamente.

como criar uma conta Paypal