No início deste século as receitas provenientes do e-commerce (comércio electrónico) ultrapassavam já um trilião de euros. A importância do e-commerce para a economia nunca foi tão óbvia. Estima-se que cerca de 40% dos utilizadores da Web compram online.
O e-commerce ajuda as empresas a responderem mais efectivamente e eficientemente às necessidades dos seus clientes, bem como a melhor endereçarem os fluxos internos com os fornecedores. O e-commerce alterou a maneira como os negócios são dirigidos actualmente.
Mas nem só as empresas enquanto vendedoras utilizam o comércio electrónico.
São já muitos os indivíduos que montaram os seus sites de comércio electrónico, ou então vendem os seus produtos tirando partido de grandes “centro comerciais”, sendo o maior e mais conhecido o ebay.
Compras eBay
O eBay é o site líder em vendas a nível mundial. Tendo sido pioneiro neste tipo de negócio, é o mais popular centro comercial da internet. Com um sem número de utilizadores registados – segundo informação no próprio site, o site é o site de compras por excelência. Os utilizadores activos ultrapassam os 83 milhões, constituindo mais de oito vezes a população de Portugal, o eBay conta com uma oferta muito diversificada, quer de produtos novos, quer de bens usados.
No eBay exercem a sua actividade pequenas empresas e indivíduos que gerem pequenos negócios a partir de casa. O eBay é também um modelo de negócio que permite a diversos lojistas escoarem os seus produtos através da exportação, cobrindo deste modo um mercado bem mais abrangente. O Ebay está presente em 37 países, nos quais se inclui o gigantesco mercado dos Estados Unidos da América.
Vantagens
No eBay podem-se fazer óptimas compras (já para não falar nas vendas), por preços bem mais baratos que os praticados em Portugal, e já incluindo as despesas de envio e até as eventuais (nem sempre se aplicam) taxas alfandegárias.
Para evitar pagar as referidas taxas alfandegárias, é uma questão de dar prioridade às compras a vendedores europeus, pois estas taxas não se aplicam de todo nestas circunstâncias.
Quando a oportunidade é tão boa que seja de comprar a um vendedor americano – porque o preço compensa grandemente, uma possibilidade de maximizar a probabilidade de não pagar taxas alfandegárias é solicitar o envio através da FedEx, DHL, UPS, ou uma qualquer outra transportadora. Nesse caso, claro está, terão que ser pagos custos de envio mais elevados.
Segurança das transacções
No comércio tradicional a fidelização dos clientes assenta numa base de confiança. Confiança no vendedor, confiança na qualidade dos produtos, confiança nos pagamentos, confiança nos serviços pós venda, etc.
No comércio electrónico, e concretamente no eBay, de que agora se fala, a confiança entre o vendedor e o comprador continua a ser um factor determinante.
Veja o tutorial Como criar uma conta no eBay.
Se for criar uma conta no eBay, ou mesmo para comprar noutro qualquer site internacional, tem que conhecer o Paypal. Leia sobre este método de pagamento bem flexível e seguro, e espreite o tutorial sobre como criar uma conta Paypal gratuitamente.